Perfume no cabelo: faz mal? Fixa mais?

Todas as pessoas gostam de sentir que estão cheirosas. Além de transmitir a ideia de higiene, cheirar bem aumenta a autoconfiança.

O problema é que a maioria dos perfumes não fixa no cabelo ou projeta seu aroma por todo o tempo em que saímos, fazendo com que percamos a sensação de frescor.

Para quem sua mais ou para quem não gosta do próprio cheiro, isso é desesperador.

Existem muitas dicas na internet para aumentar a fixação e a projeção das fragrâncias, e em meio a tantas informações, você já deve ter ouvido falar sobre passar perfume no cabelo!

Afinal, passar perfume no cabelo é uma boa ideia?

Nós fizemos esse post para te contar tudo o que você precisa aprender a respeito dessa técnica, que é usada por muitas pessoas desde muito tempo.

A prática de passar perfume no cabelo

Passar perfume no cabelo é um costume antigo, que muitas pessoas ainda mantém nos dias de hoje, principalmente em dias mais quentes.

A prática consiste em aplicar um pouco do perfume corporal no cabelo, tal como em roupas, para obter uma melhor performance do aroma ou mesmo para disfarçar algum cheiro ruim.

O cabelo humano é composto por células mortas, mas isso não significa que não precisa de atenção e é por isso que as pessoas dedicam tanto tempo aos cuidados com os fios.

Benefícios de passar perfume no cabelo

As pessoas que utilizam perfume no cabelo notam benefícios que criam a falsa ideia de que essa é uma boa prática capilar.

Os benefícios de passar perfume no cabelo são:

  • Aumenta a fixação do aroma, que passa a durar mais tempo já que o cabelo não sua.
  • Melhora a projeção do cheiro, que pode ser sentido por mais pessoas ao seu redor uma vez que esteja em uma área tão exposta.

Malefícios de passar perfume no cabelo

Mas quando o assunto são os malefícios de passar perfume no cabelo, essa prática mostra que essa é, na verdade, uma péssima ideia mesmo nos dias mais quentes do ano.

Saiba quais são os malefícios de passar perfume no cabelo:

  • Resseca os fios, por ter álcool na composição.
  • Resseca o couro cabeludo, que é uma das áreas mais sensíveis do corpo.
  • Pode causar irritação e descamação no couro cabeludo, iniciando um quadro de caspa.
  • Pode causar queimaduras no cabelo e no couro cabeludo, principalmente quando exposto ao sol por muito tempo.

Perfume para cabelo

Observando que as pessoas estavam utilizando perfume no cabelo e reconhecendo a necessidade dos clientes, as maiores perfumarias do Brasil decidiram desenvolver produtos que resolvessem essa situação.

Assim, Natura e O Boticário lançaram seus perfumes de cabelo, com fórmula especializada que não agride os fios.

Vamos falar um pouco mais sobre duas das opções disponíveis:

Lumina Essência da Natura

O perfume para cabelo Natura não apenas perfuma e refresca os fios, como também dá brilho e reduz o frizz por até 24 horas, agindo como finalizador.

Assinado pela perfumista Verônica Kato, que já é conhecida por outras obras famosas da marca, Lumina Essência foi lançado em 2021 e tem notas florais, verdes, lima e âmbar.

Esse perfume para cabelo é vendido em frascos de 30 mL, ideais para serem levados na bolsa e reaplicados ao longo do dia se necessário.

Lumina Essência da Natura está disponível por R$ 47,90 no site oficial da marca.

 

 

Finalizador Luminosidade Imediata d’O Boticário

Uma das marcas mais famosas do Brasil também já investiu na produção de perfumes para cabelo, mas hoje em dia dá preferência à venda de finalizadores e outros produtos capilares que agem da mesma forma.

O perfume para cabelo Boticário mais famoso foi Glamour, que tinha o mesmo cheiro da versão corporal da marca e era vendido somente em conjunto, em frascos de 10 mL.

Com fragrância floral frutada idêntica à do perfume corporal, muitos clientes lamentaram quando pararam de encontrar a versão capilar dessa fragrância nas lojas.

O foco d’O Boticário hoje são as linhas voltadas para saúde capilar. Entre elas podemos encontrar diversos sprays, com diferentes funções, que não apenas perfumam, como também agem nos fios.

O Spray Finalizador Luminosidade Imediata Match Esquadrão do Brilho é vendido em frascos com 100 mL, que custam R$ 45,90 cada.

O Finalizador deve ser usado, preferencialmente, após o banho, quando o cabelo ainda estiver úmido, para surtir mais efeito.

Além de dar mais brilho aos fios e perfumar, ele fornece proteção térmica.

Outro ponto a ser destacado é que os dois produtos selecionados aqui são Cruelty Free, ou seja, não foram testados em animais. Quem gosta de estar atento a esse tipo de informação vai ficar feliz em saber!

 

 

Gostou de aprender mais sobre o uso de perfume no cabelo?

Então não deixe de compartilhar para que mais pessoas conheçam os riscos e as opções disponíveis!

Você já usou algum perfume para cabelo?

Conta a sua experiência aqui nos comentários!

 

Leia também sobre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *